Conheça o passo a passo para realizar a expansão da sua rede de negócios sem riscos
A expansão de uma rede de negócios requer esforço, dedicação e mapeamento de riscos.
Para muito além de abrir um novo CNPJ, existem muitas etapas que compõe a criação de uma nova filial.
A pandemia trouxe a necessidade de se repensar a expansão dos negócios, tendo o comércio eletrônico ganhado muita força. Seria o fim das lojas físicas então?
Os especialistas no assunto dizem que não. Há uma tendência, que na verdade já é realidade, de integração das duas modalidades, com foco na experiência do cliente e sua relação com a marca.
Essa união entre a experiência física e digital recebe o nome de varejo phygital. Dentro dessa modalidade estão as lojas com mini CD (Centro de Distribuição) onde o cliente pode retirar a mercadoria comprada online e as lojas autônomas onde há ausência parcial ou total de funcionários para mediar as transações.
Montar uma loja física exige todo um planejamento e a arquitetura tem um papel fundamental nesse processo. Nesse artigo vamos falar sobre essa etapa de implantação do negócio, a importância da contratação de uma consultoria especializada e do passo a passo para legalizar essa expansão. Fica com a gente para saber mais sobre:
- Por onde começar?
- A importância dos Projetos
- O momento de obter as aprovações e licenças
- Como manter sua operação funcionando sem riscos
Por onde começar a Expansão Rede?
Tudo começa com a escolha do ponto comercial. Normalmente essa seleção inicial se concentra nos aspectos comerciais da localização, ou seja, se é acessível ao público-alvo, se a área tem potencial de crescimento, como atua a concorrência, como se dá o fluxo de pessoas etc.
Mas essa análise não basta e fechar contrato, seja de compra ou locação, com base somente nessas informações é um risco muito grande.
Por isso, é essencial que seja realizada a análise da viabilidade pelo viés legal com a contratação de um EVTL – Estudo de Viabilidade Técnica e Legal.
Um bom EVTL vai trazer todas as informações necessárias para a tomada de decisão. E se o parecer for positivo, essas informações poderão orientar todas as cláusulas de contrato, atribuindo as responsabilidades de forma correta para as partes envolvidas.
Além desta, o EVTL traz outras vantagens para a Expansão Rede:
- Conhece todo o potencial do imóvel: quanto você pode construir ou quanto pode ampliar e se pode acomodar todas as exigências da legislação para instalação da atividade;
- Se prepara para lidar com possíveis restrições que possam impactar na obra ou inauguração;
- Entende todo o fluxograma da implantação e consegue estabelecer um cronograma assertivo.
Podemos concluir, sem sombra de dúvidas, que o EVTL não é custo e sim economia no processo de expansão. Com essa fotografia prévia do ponto, não se perde tempo e nem dinheiro com o imóvel errado.
A importância dos projetos
Com o EVTL pronto e o contrato fechado, é hora de cuidar dos projetos. Trata-se de outra etapa que traz economia à implantação do empreendimento.
Em se tratando de uma construção nova, a partir do projeto de arquitetura todos os demais projetos podem ser providenciados.
Já nas reformas, com ou sem acréscimo de área, antes dos projetos pode ser necessário realizar um Levantamento Cadastral para apurar a situação real do imóvel e a partir dessa base trabalhar na nova proposta.
Em linhas gerais, essa etapa consiste na produção dos seguintes documentos:
Projetos legais:
para aprovação junto aos órgãos públicos (Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, órgãos ambientais, órgãos de patrimônio histórico e outros). Os projetos legais quando aprovados, viabilizam a execução da obra.
Projetos para execução de obra:
- Estrutura
- Elétrica
- Cabeamento estruturado
- Hidrossanitário
- Ar-Condicionado
- Incêndio
- Drenagem
- Reuso de água de chuva
- SPDA
Tantos os projetos legais quanto os projetos para execução de obra podem ser precedidos do Levantamento Topográfico e Cadastral, de acordo com as necessidades.
O momento de obter as aprovações e licenças
Finalizados os projetos legais, é hora de providenciar a tramitação nos órgãos públicos a fim de se obter todos os alvarás necessários para iniciar a obra.
De acordo com a complexidade da obra ou da atividade, outras aprovações, além das de Prefeitura e Corpo de Bombeiros poderão ser solicitadas.
A quantidade de aprovações impacta nos prazos para inauguração, mas tendo essa etapa sido precedida pelo EVTL, nada é surpresa e, portanto, a realidade segue alinhada com a expectativa.
Após a conclusão da obra e obtenção dos documentos que autorizam sua ocupação, como o Habite-se e AVCB, por exemplo, chegamos na etapa de obter as licenças que autorizam o funcionamento da atividade.
Dentre as principais licenças temos:
- Licença de Funcionamento
- Licença Sanitária
- Licença Ambiental
- Licença de Publicidade
Outras licenças podem ser solicitadas em função da complexidade da atividade e em diferentes instâncias (municipal, estadual e federal).
Como manter a sua operação funcionando sem riscos
Empreendimento com todas as aprovações e licenças, inaugurado e com a operação a todo o vapor.
Tudo ok agora?
Trata-se de uma conquista e tanto considerando as etapas burocráticas que existem nesse processo. Por isso, essa conquista precisa ser mantida e isso se faz com uma gestão documental eficaz.
Os documentos obtidos, precisam ser monitorados para que se mantenham vigentes. Esse monitoramento não consiste somente em acompanhar datas de validade.
Na verdade, essa é uma das variáveis de expansão de sua rede , mas outros pontos precisam ser analisados / considerados:
- Compatibilidade de dados entre os diversos documentos;
- Alterações cadastrais e alterações de área construída costumam invalidar licenças, sendo necessária obter uma nova;
- Licenças com validade indeterminada: a validade indeterminada fica condicionado ao recolhimento de taxa anual, portanto, sem a taxa paga, a licença perde a validade;
- Alterações físicas no imóvel podem invalidar projetos de incêndio já aprovados, por exemplo, sendo necessário atualizar a aprovação junto ao Corpo de Bombeiros.
Diante desse passo a passo, concluímos que essa etapa da Expansão de sua Rede, exige expertise dos profissionais envolvidos. Por isso, é imprescindível a contratação de uma consultoria especialista nos temas aqui tratados. Na Forma Arquitetura Legal você encontra a solução completa para o seu negócio. Tudo num só lugar, em qualquer canto do Brasil:
Viabilidade:
estudamos seu imóvel, seu ponto comercial, mapeando todas as diretrizes e riscos com o EVTL;
Projetos:
elaboramos todos os projetos que você precisa para a sua obra, tudo compatibilizado, com agilidade e qualidade;
Aprovações e Licenças:
atuamos junto aos órgãos públicos em todas as instâncias (municipal, estadual e federal);Gestão Documental:
monitoramos seus documentos com o nosso sistema exclusivo, o SISFORMA – Inteligência em Gestão Documental.