Inovação na Arquitetura: 5 tendências que inspiram o futuro do segmento
Inovação na Arquitetura: quem não vê o assunto sustentabilidade nas edificações, corriqueiramente como pauta na mídia?
Ou se impressiona ao ver ambientes sendo percorridos através de óculos de realidade virtual?
Isso demonstra que o que pensávamos ser algo futurístico há anos, agora é uma realidade.
Assim como o mundo, o meio da Inovação na Arquitetura também englobou o tema inovação como referência para criação e adaptação de espaços.
Novos métodos surgem constantemente para redesenhar o modo de projetar, apresentar e construir.
Se interessou e quer saber mais? Continue conosco nesse artigo
que elencamos e falamos um pouco sobre as principais tendências de inovação na arquitetura:
• Sustentabilidade nas edificações
• Modulação e materiais pré-fabricados
• Impressão 3D
• Realidade aumentada
• BIM
Inovação e Sustentabilidade nas edificações
A sustentabilidade deixou de ser uma tendência e passou a ser uma realidade. Desde o projeto até o edifício construído, a sustentabilidade baliza a escolha de materiais e técnicas construtivas.
Ambientes projetados pautados no cuidado com o meio ambiente são escolhas dos profissionais e tornaram-se uma exigência de clientes. Algumas grandes redes de varejo tornaram o quesito sustentabilidade como premissa básica para criação de suas lojas físicas.
Dentre as diversas técnicas sustentáveis, destacam-se:
- Reuso da água;
- Aproveitamento da energia solar através de placas solares;
- Uso de materiais reciclados tanto para construção quanto para fabricação de objetos.
Essas técnicas estão presentes na maioria dos projetos de edificações corporativas e comerciais. Tornaram-se “itens obrigatórios” para qualquer grande edifício.
O que, levando em consideração uma grande cidade como São Paulo por exemplo, torna-se um grande ganho para o meio ambiente no presente e no futuro.
Modulação e materiais pré-fabricados
A facilidade do uso de modulação e materiais pré-fabricados tornou-se um item amplamente usado nas construções, principalmente fora do país. Edifícios de sedes comerciais, supermercados a até mesmo hospitais estão sendo construídos com o uso dessa tecnologia.
Como se fosse um grande “quebra-cabeça”, com diversas peças a encaixar, esse tipo de construção possui custos menores quando comparado à edifícios construídos de forma tradicional.
Dentre as vantagens do uso dessa técnica, podemos destacar:
- O baixo custo, devido ao menor uso de materiais;
- Os projetos tornam-se mais eficientes, pois pode-se alterar espaços sem necessidade de grandes demolições;
- Rapidez na construção, as peças são pré-fabricadas, sendo apenas montadas no canteiro-de obras.
Impressão 3D na Arquitetura
A impressora 3D veio para ficar. Peças para diversos segmentos estão sendo feitas em impressoras 3D. No âmbito da arquitetura, o uso da impressora vem facilitar o trabalho dos profissionais da área.
O tempo em que as maquetes de projetos eram feitas com madeira, papelão, cola e outros materiais, tem ficado cada vez mais para trás. As maquetes eletrônicas hoje já são uma realidade e o próximo passo que teremos são as maquetes feitas por impressoras 3D.
Essa tecnologia facilita o entendimento dos clientes com relação às construções projetadas, pois torna “real” algo que estava somente no papel ou na tela do computador.
E não somente isso. Peças estruturais podem ser impressas, propiciando economia e ganho de tempo nas construções, o que evita problemas no futuro, otimizando tempo e diminuindo custos de obra.
Realidade aumentada
Quando se pensa em realidade aumentada logo conecta-se a imagem de óculos para oferecer a visualização real de ambientes. Muito difundida no meio dos games e aparelhos eletrônicos, também é uma tendência no campo da arquitetura.
A “interação real” com os ambientes projetados promovem o contato do cliente com o projeto.
Além disso, o uso da inovação na arquitetura, antecipa possíveis problemas na execução de construções, como por exemplo a visualização mais detalhada da fundação de uma edificação identificando possíveis problemas que possam vir a ocorrer.
BIM – Inovação na Arquitetura
A Modelagem da Informação da Construção ou mais conhecida como BIM (Building Information Modeling) surgiu como um avanço na forma de projetar uma edificação.
Através de softwares que reúnem as informações e parâmetros referentes a um edifício, pode-se criar, modelar, planejar, orçar e administrar o ciclo de vida de um edifício.
Este último ainda é um campo pouco difundido, porém o BIM também está relacionado a área de manutenção e facilities.
Entre os softwares mais utilizados estão o Revit da Autodesk e o Archicad da Graphisoft, que tomam conta do mercado nacional e internacional.
O BIM já é uma realidade no Brasil e em muitos países, inclusive muitos já o adotam como plataforma oficial para a entrega de projetos para legalização de empreendimentos.
Para saber mais sobre a tecnologia BIM não deixe de ler, no nosso blog, o artigo “Entenda o que é BIM e sua importância para a arquitetura”.
Tendo em vista esse panorama, é notório o surgimento de novos materiais, técnicas ou softwares que propiciam agilidade no modo de projetar e construir.
Cabe aos escritórios e profissionais de arquitetura e engenharia se adequarem a esse futuro que já é realidade e inovar em seus processos, sempre visando o melhor atendimento aos seus clientes.