Projetos Complementares: o caminho para o sucesso da sua obra!

Projetos Complementares: O mercado da construção civil costuma ser o termômetro do crescimento da economia e da geração de empregos.

Cada vez mais, aumenta a busca por mão de obra qualificada e processos que agilizem a execução das obras. Agilidade e qualidade são os principais ingredientes de sucesso nesse segmento.
E sabemos que esse caminho para o sucesso começa com a elaboração de bons projetos, seguindo as normas técnicas aplicáveis e as boas práticas da arquitetura e engenharia.

Por isso, além dos projetos que visam a legalização ou regularização da construção junto aos órgãos públicos, que tratamos como legalização imobiliária, para a execução da obra de fato, são necessários os projetos detalhados da arquitetura e das instalações, que são os Projetos Complementares.


Se interessou pelo assunto e quer saber um pouco mais,
fica comigo nesse artigo, pois vamos tratar sobre:

O que são os projetos complementares?
Projeto de estrutura e fundações
Projetos das instalações: elétrica, hidrossanitário, ar-condicionado e incêndio
Como contratar um bom projeto?

O que são os projetos complementares?

Seja para novas construções ou reformas em edificações residenciais, comerciais ou industriais, é fundamental ter projetos elaborados por especialistas para cada etapa da obra.

São os Projetos Complementares, assim chamados porque completam o Projeto Arquitetônico, com todas as informações necessárias para a construção ou reforma das edificações.

Dentre as principais disciplinas, temos:

  • Projeto de estrutura e fundações
  • Projeto de elétrica
  • Projeto hidrossanitário
  • Projeto de ar-condicionado
  • Projeto de proteção e combate a incêndio

Através da elaboração e compatibilização de todos esses projetos é possível executar a obra de forma assertiva, com qualidade, economia de tempo e evitando erros e preocupações.

Continue lendo esse artigo que vamos te contar um pouco sobre a importância de cada um desses projetos!

 

Projeto de estrutura e fundações

Um dos principais projetos e que vamos tratar nesse tópico é o Projeto Estrutural, que detalha o dimensionamento de toda a estrutura do edifício. Em linhas gerais, seguem as etapas para elaboração desse projeto:

  • Conhecimento e análise do local: através da realização da Sondagem do solo e de um Levantamento Topográfico que servirão de base para as demais etapas.
  • Escolha do melhor sistema estrutural entre concreto convencional, protendido, pré-moldado, estrutura metálica, ou outros e se dá a partir de condicionantes avaliadas previamente, que envolvem custo, disponibilidade do material, metodologia executiva, tempo de obra, entre outras e a decisão sempre envolve a visão crítica e abrangente do arquiteto ou engenheiro responsável.
  • Calcular e detalhar o dimensionamento da estrutura: lajes, vigas, pilares e fundações são calculados com base nas normas ABNT. Os profissionais técnicos objetivam o melhor custo-benefício dos elementos estruturais e apresentam o projeto com o todo o detalhamento necessário para a execução.

Entendeu a importância desse projeto? Imagino que você já tenha ouvido falar ou mesmo visto nos noticiários prédios ou obras em andamento que desabaram por problemas estruturais, muitas vezes provocando acidentes graves com vítimas fatais.

Um bom projeto estrutural é imprescindível para garantir a segurança e a integridade da edificação e de seus usuários!

Projetos de instalações

Quando nos referimos aos Projetos de Instalações, estamos falando das disciplinas:

  • Instalações elétricas
  • Instalações hidrossanitárias
  • Sistema de ar-condicionado, também conhecido como projeto de Climatização ou HVAC
  • Sistema de Proteção e Combate a Incêndio

Não se preocupe! Vamos falar um pouco sobre cada um deles!

 

O Projeto de Elétrica

tem como finalidade definir a correta distribuição e utilização da energia elétrica nas edificações.

Uma rede elétrica mal dimensionada, poderá causar desde desligamentos e interrupções no fornecimento de energia, até situações mais graves como incêndios, por exemplo, causando danos ao patrimônio e comprometendo a segurança dos usuários da edificação.

Em linhas gerais, um bom projeto de elétrica deve ter:

  • Análise criteriosa da arquitetura e dos equipamentos que serão alimentados, a fim de garantir o correto dimensionamento de toda a instalação;
  • Conhecimento da NBR 5410 que define uma série de normas e procedimentos que devem ser observados na elaboração do projeto;
  • Locação dos quadros, especificações e dimensionamento dos seus componentes;
  • Separação dos Circuitos Elétricos;
  • Diagramas Unifilares e distribuição, dimensionamento e especificação da infraestrutura e cabeamentos.

 

O Projeto Hidrossanitário Contempla

o projeto das instalações hidráulicas e das instalações sanitárias e detalha toda a distribuição e encaminhamento da água e esgoto da edificação.

O projeto das instalações hidráulicas contempla toda a distribuição de água fria, água quente, águas pluviais, drenos de ar-condicionado, caixas de gordura, sistema de ventilação, dimensionamento de todas as tubulações e dos reservatórios, bem como de todos os elementos que compõe o sistema.

Já o projeto sanitário

é realizado para atender às exigências quanto à higiene, segurança, economia e conforto que devem obedecer às instalações sanitárias e contemplar a correta destinação do esgoto gerado na edificação.

Como principais benefícios desse projeto, podemos citar:

  • Garantia da potabilidade e fornecimento contínuo da água com pressão e intensidade adequados;
  • Possibilitar a manutenção do sistema hidráulico de modo fácil e econômico;
  • Retenção e reuso das águas pluviais, sistema esse que traz economia e atualmente é exigido em muitos municípios brasileiros quando se aprova um projeto, a fim de atender taxa de permeabilidade do solo.

 

A elaboração de um projeto do sistema de ar-condicionado

visa a climatização eficiente dos ambientes, trazendo conforto térmico a todos os usuários, colaborando, inclusive, para o aumento da produtividade nos ambientes de trabalho.

O projeto consiste no dimensionamento do sistema de refrigeração contemplando a escolha correta dos equipamentos que serão utilizados, incluindo detalhes importantes como filtros e grelhas. Como esses equipamentos costumam ser os maiores consumidores de energia elétrica nas edificações, o correto dimensionamento é imprescindível para se evitar gastos desnecessários.

Para elaboração de um bom projeto devem ser levados em conta a localização do imóvel, posição da construção com relação a insolação e as suas características arquitetônicas.

Dentre as principais vantagens que um projeto de climatização traz, estão:

  • Economia na conta de energia e nos custos com manutenção;
  • Conforto Térmico e garantia da qualidade do ar.

 

O Projeto de Proteção e Combate a Incêndio,

mais conhecido como PPCI, costuma ter duas versões. A primeira delas é para aprovação junto ao Corpo de Bombeiros para finalidade de obtenção do AVCB que é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Esse projeto elaborado atendendo as normas deve ser detalhado para a execução do sistema de fato. Nessa etapa para execução, entram as planilhas quantitativas de equipamentos.

Levando-se em consideração as exigências da norma com relação ao tipo e porte da edificação, o projeto de proteção e combate a incêndio pode contemplar, dentre outros sistemas:

  • Sistema de hidrantes e mangotinhos
  • Sistema de chuveiros automáticos – sprinklers
  • Sistema de detecção e alarme de incêndio
  • Sistema de iluminação de emergência
  • Sistema de proteção por extintores
  • Saídas de emergência
  • Sinalização de emergência

O projeto complementar de incêndio

é imprescindível para garantir a segurança da edificação e dos seus usuários, portanto, não pode ser negligenciado!

 

Como contratar um bom projeto complementar?

Agora que você entendeu o que são os Projetos Complementares, sabe da importância deles para executar a obra com agilidade e qualidade.

Além disso, não podemos deixar de falar sobre a Compatibilização de todos esses projetos. É muito comum haver muito estresse nessa etapa quando cada projeto é feito por um escritório diferente.

Para que tudo dê certo é preciso investir tempo na busca por bons profissionais. O ideal é que todos os projetos sejam contratados com uma consultoria especializada que além de elaborar cada um deles, também trabalhe na Compatibilização. Isso facilita muito o processo, colaborando para o melhor resultado.

 


 

A Forma, além de atuar na área de legalização imobiliária com EVTL, aprovações de projetos e obtenção de licenças, também atua na elaboração de Levantamentos Cadastrais e Topográficos e com os Projetos Complementares.
Concentre toda a contratação para o seu negócio na Forma. É um universo de serviços num só lugar!

Diretora Técnica na Forma Arquitetura Legal • Especialista em Patrimônio Arquitetônico – Restauro, pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Deixe um comentário

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.