Segurança nas edificações

O que você precisa saber para garantir a segurança contra incêndio para seu negócio e preservar o bem-estar de seus clientes e funcionários.
Bem-vindo ao primeiro blog post da Forma Arquitetura Legal!

Estamos felizes de tê-lo aqui, disponibilizando parte de seu tempo para conhecer com mais detalhes um tema tão importante que é a segurança nas edificações. A maioria dos clientes da Forma Arquitetura Legal estão no setor de varejo, onde se objetiva criar instalações que tragam uma experiência única para os consumidores. Instalações confortáveis, funcionais e esteticamente agradáveis cada vez mais cativam o público em geral, fidelizando clientes e atraindo novos consumidores. Nesse artigo vamos tratar especificamente de um item fundamental que empresas responsáveis devem garantir aos seus clientes, funcionários e ao público em geral: a segurança na edificação.


Uma edificação segura, pressupõe a instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio e pânico atendendo às normas técnicas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros. Em cada Estado do Brasil incide uma legislação diferente que normatiza essas instalações de acordo com o grau de risco que a edificação e atividade proporcionam. O primeiro passo, portanto, é saber identificar a classificação do empreendimento que se deve tornar seguro e apto a ser ocupado sem riscos para seus usuários.

Adequar uma edificação e sua respectiva atividade às normas, requer conhecimento técnico e experiência com a documentação legal que é exigida pelo Corpo de Bombeiros. Não se pode e não se deve colocar em risco toda uma operação negligenciando a segurança. Por isso, é importante contratar um serviço especializado com profissionais tecnicamente habilitados em seus órgãos de classe para que possam desenvolver o plano correto para tornar seguro o seu empreendimento.

O plano correto para implantar um eficiente sistema de segurança no seu negócio deverá ser elaborado de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros da sua localidade e poderá ser simplificado ou complexo, dependendo de algumas variáveis, entre elas: porte da edificação que inclui a análise da área total construída e também altura; grau de risco da atividade; se há ou não armazenamento de gás combustível ou inflamável; se há reunião de público, enfim, requisitos específicos devem ser analisados para definir o plano.


Seja por procedimento simplificado ou complexo, qualquer processo deverá passar pelo crivo do Corpo de Bombeiros para que seja emitido um documento legal que comprovará que a edificação está segura e poderá ser ocupada sem risco. Esse documento legal recebe diferentes nomes e também diferentes prazos de validade, variando de Estado para Estado.

Para melhor entendimento, vamos utilizar como exemplo o que determina o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo:

- O procedimento simplificado origina o documento denominado CLCB – Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros, que é emitido para edificações consideradas de baixo risco, atendendo à pré-requisitos específicos. Não há exigência de apresentação de projeto prévio. Basta que as instalações necessárias sejam providenciadas, que um profissional tecnicamente habilitado ateste o funcionamento dos equipamentos e que o pedido de emissão do documento seja feito ao Corpo de Bombeiros através de procedimento eletrônico.

- Caso a edificação não se enquadre no procedimento simplificado, deverá ser solicitado o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, documento que deve ser precedido da aprovação de um Projeto Técnico, a ser elaborado por profissional tecnicamente habilitado e especializado nas normas técnicas pertinentes. Após a aprovação do Projeto Técnico e execução das adequações na edificação, poderá ser solicitada a vistoria ao Corpo de Bombeiros. Aprovada a vistoria será emitido o AVCB.

Os nomes mudam de Estado para Estado, mas o procedimento normalmente é o mesmo. O fundamental é entender a importância da obtenção desse documento para o seu negócio e que que por isso, você empresário, não deve negligenciar e muito mesmo deixar de contratar uma empresa especialista no assunto.

A Forma Arquitetura Legal é especialista na obtenção desse documento legal junto ao Corpo de Bombeiros, em todo o território nacional. Conte com a nossa expertise, deixe a burocracia com a gente e foque nas suas vendas e no bem-estar de seus clientes!


Missão

Viabilizar empreendimentos através de soluções confiáveis satisfazendo clientes e colaboradores.

Visão

Oferecer as melhores soluções do mercado, tornando-se referência no setor de licenciamento imobiliário.

Valores

Transparência; Ética; Qualidade; Proatividade.

O que fazemos

Atuamos em todo o território nacional e desenvolvemos trabalhos na área de aprovação de projetos, licenciamento de atividades e elaboração de Estudos de Viabilidade Técnica e Legal para implantação de empreendimentos e elaboração de Diagnósticos de Conformidade Legal.

Estudos de Viabilidade

Ao escolher um ponto, é imprescindível ao cliente que avalie os riscos para implantação de seu empreendimento, tanto em se tratando de nova construção quanto de reforma de edificação existente.
Saiba Mais

Elaboração de Projetos e Levantamentos

Nosso cliente tem à sua disposição nossa equipe técnica, capacitada para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas.
Saiba Mais

Aprovação de Projeto

A Forma Arquitetura Legal atende em todas as etapas legais, junto aos órgãos de aprovação em todo o Brasil, sejam eles no âmbito municipal, estadual ou federal.

Saiba Mais

Certificados e Licenças

A ocupação do empreendimento exige a obtenção prévia dos documentos de conclusão da obra, seja ela construção nova, reforma ou regularização e dos documentos da atividade.
Saiba Mais

Registro de Imóveis

Atuamos junto aos Cartórios de Registro de Imóveis com a realização de diversos serviços.

Saiba Mais

Demais trabalhos realizados

Atuamos também nos serviços acessórios aos processos de aprovação e licenças.

Saiba Mais

Relatórios e Atestados Técnicos

Emissão de relatórios de vistoria e atestados técnicos exigidos para as aprovações e licenciamentos ou mesmo visando somente a manutenção da regularidade do estabelecimento.
Saiba Mais

Forma Arquitetura legal
Forma Arquitetura legal
Forma Arquitetura legal
Forma Arquitetura legal
Forma Arquitetura legal
Forma Arquitetura legal
Forma Arquitetura legal
Forma Arquitetura legal
Forma Arquitetura legal

Fale Conosco

Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar, nosso horário de atendimento é de segunda a sexta das 09h00 as 18h00

Your message has been sent. Thank you!
Segurana nas edificaes